Parque Barigui

Motivos para ir ao parque Barigui:

O Parque Barigui é o mais famoso e tradicional parque da cidade. Está localizado em uma área privilegiada, no bairro das Mercês, na confluência com os bairros Campina do Siqueira e Santa Felicidade, região central de Curitiba. O acesso pode ser feito de carro, a pé, de bicicleta ou por meio do sistema integrado de ônibus, cujo terminal rodoviário fica a menos de 300 metros do parque.

parque barigui

Esportes no Parque Barigui.

Para os adeptos de atividades físicas, o Parque Barigui conta com três pistas no entorno do lago, sendo uma para caminhadas, outra para corridas e uma terceira para bicicletas, patins etc. Além das pistas, existe uma academia ao ar livre, e outra coberta que fazem parte do setor fitness do parque. É lá que se concentram as pessoas adeptas à prática da musculação, através da utilização de barras de diferentes alturas, camas para abdominal e outros equipamentos. Para os desportistas, o Parque Barigui conta também com a estrutura das canchas de vôlei-futevôlei, de futebol de areia, pista específica para patinação e aeromodelismo.

Temos Lazer no Parque Barigui também.

Já para os aficionados do lazer, o Parque Barigui conta com várias atrações: inicialmente o visual do lago, das matas no seu entorno, e das famosas capivaras que se tornaram símbolo dos parques de Curitiba. As churrasqueiras localizadas nas entranhas dos bosques são outra atração muita procurada, principalmente aos sábados e domingos, assim como, os bares e restaurantes. No Bar do Deck, o mais tradicional do Parque Barigui, é possível enxergar os peixes, as aves e as capivaras, a partir da plataforma que avança sobre o lago. Quando acompanhado de uma cerveja gelada e das porções de frango à passarinho e do famoso queijo parmesão à milanesa, o prazer é ainda maior.

Animais de Estimação no Parque Barigui.

Para aqueles que possuem animais de estimação, o espaço é vasto, pois além dos gramados e dos bosques, existe o tradicional ponto de encontro dos animais, que fica ao lado da sorveteria e próximo ao Bar do Deck. Nos finais de semana a confraternização entre os bichinhos é uma atração à parte.

parque bariguiA Parte Cultural do Parque Barigui.

Frequentemente, o Parque Barigui apresenta as mais variadas exposições, como:  de carros antigos, motocicletas, móveis e decoração para o lar, feira da moda, artesanato e shows. Tudo isto é realizado no pavilhão chamado de  Expo- Renault, uma construção moderna e bonita, que conta também com um bem estruturado café-lanchonete.

Sábados de Yoga no Parque Barigui.

Aos sábados acontece a prática da Yoga. O evento é gratuito e para participar basta levar um colchonete, tapete ou canga, água e a vontade de praticar. As atividades acontecem na marca dos 700 metros da pista de corrida, a partir do bar da Casa Amarela. Todos são bem-vindos.

parque barigui

Existe mesmo o Jacaré no lago do Parque Barigui?

Será que é possível tomar banho nas águas do Parque Barigui? Não, o lago é impróprio para banho, pois além da impureza da água, existe, segundo reza a lenda, o perigo de se deparar com um jacaré. Em certa ocasião, algumas pessoas juraram ter avistado um jacaré comendo um cachorro que se aventurou entrar na água. São fatos contados pelos jornais locais, que também afirmam que, hoje em dia, o jacaré não mora mais no lago. Alguns dizem que foi levado para o zoológico. Todavia, na dúvida, o melhor é não entrar na água, pois há relatos, ainda, de que o bicho continua morando lá.

Estacionamentos no Parque Barigui.

Para quem vai ao Parque Barigui de carro, seja para passear, fazer atividades físicas ou até mesmo o lazer, o estacionamento do Bar Amarelo é a melhor pedida para deixar o veículo, porém existem outros espaços espalhados ao longo do parque. Existe também o estacionamento principal e maior, que é pela entrada da BR. Estacionamento perto do Chaminé. Estacionamento é o que não falta, porém no final de semana não podemos afirmar isso.

parque barigui

Conseguindo uma churrasqueira no Parque Barigui e outros Parques.

Curitibano tem a cultura de fazer churrasco nos finais de semana. As churrasqueiras dos parques, de um modo geral, são muito procuradas. Para  conseguir um espaço bem localizado é  importante chegar antes das 8hs da manhã. Já que é preciso chegar cedo, que tal fazer o café da manhã por lá também!

 

 Uma tradicional academia no Parque Barigui.

As atividades físicas desenvolvidas na tradicional academia coberta do Parque Barigui são pagas. Os valores se assemelham às tradicionais academias da cidade. O diferencial é sempre o local…é mais aprazível!

parque barigui

Existe Bar no Parque Barigui?

O que mais tem! Para aqueles que pretendem fazer um lanche, ou degustar  guloseimas, além do Bar do Deck, existe o Bar Amarelo. Localizado em frente à estação de musculação, que serve salgados fitness, açaí e cerveja. Existe o bar dos motoqueiros, conhecido como chaminé, localizado próximo a quadra de vôlei e campo de futebol de areia.  Ao lado fica a tradicional academia de musculação e o café-lanchonete do pavilhão de exposições Expo-Renault.

Bem, chegamos ao fim de um breve relato, um lindo ponto turístico Curitibano, esperando receber sua visita um dia. Você mora aqui? Outra localidade? Mas já visitou o Parque Barigui? Então deixe um comentário abaixo, contando algo interessante a respeito. Sugestões e críticas sempre são bem-vindas. Espero que tenham gostado, em breve teremos mais informações sobre outros pontos turísticos da cidade.

 

Conheça o Jardim Botânico
Siga nosso Instagram

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: